A equação dessa fase desastrosa o Bruno já deu no último podcast:
dispensas + vendas + contusões e suspensões=fracasso e grupo reduzido
E agora para resolver essa conta, temos que fazer mais algumas.
Temos 12 jogos pela frente, são 36 pontos. Segundo os matemáticos de plantão 15 pontos são mais do que suficientes para fugir da zona, são 5 vitórias ou 41% de aproveitamento, pouco a mais do que os 37% atuais do time.
Dos 12 adversários, vamos enfrentar 7 adversários potencialmente diretos, que estão na zona ou andaram perambulando o Z4 durante todo o campeonato. Esses adversários são Gremio (F), Bahia (F), Atletico-GO (C), Avai (F), Atlético-PR (C), Ceará (F), Atletico-MG (C).
E mais 5 adversários que brigam na parte de cima da tabela por libertadores ou título: Internacional (C), Flamengo (F), Botafogo (F), Corinthians (C), São Paulo (C).
Solução

Podemos também beslicar fora, sem maiores problemas, os fracos Avai e Bahia. Ou seja, 8 jogos para vencer 5.
Ninguem poderia imaginar, nem nos piores sonhos da frangolada pateticana, que estaríamos fazendo essas contas no final do ano. Mas é hora de cair a ficha, assumir o situação e o risco para tentar sair dessa situação ridícula.
Vamos vencer os jogos e deixar essa zona para times que já estão acostumados com ela. E depois é só torcer para o ano acabar e esperar por conquistas e vitórias em 2012, quando estaremos de volta a Copa do Brasil, onde o Cruzeiro é o maior vencedor, e a Copa Sulamericana.