
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Retrospectiva 2011 [podcast #59]

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Colocando os pingos nos is
Esse papo de rebaixamento e essa semana sofrida antes do ex-clássico deixou alguns torcedores cruzeirenses bem exaltados, entre eles eu também.
Desde do inicio dos pontos corridos o Cruzeiro nunca havia ficado atrás das Rosinhas no Brasileiro. Por isso vivemos uma exceção completa e absurda nesse ano.
E como não estávamos acostumados com isso a reação foi até normal.
Vi muita gente falando em entrega ou não do Bahia,enquanto o jogo do Cruzeiro era contra o Patético Mineiro.
Desde o primeiro jogo em 1921 o então Palestra já se acostumou a vencer o ex-clássico.
Nos últimos 10 jogos pelo Brasileirão antes desse o Cruzeiro venceu 8.
A permanência na Série A, na minha opinião, pode sim ser considerada como um título, ou melhor, mais do que um título.
O Cruzeiro chegar a final de uma Libertadores por exemplo é normal, se por um acaso perder, ano que vem tem mais, não demora muito o time tá jogando outra final de novo.
Agora se você cair, não importa o que você ganhe depois, a Série B nunca vai te abandonar.
Tudo bem, campanha pífia, time desmontado durante o ano, 4 treinadores na temporada, tudo isso não pode ser esquecido. Vai ficar de lição para o próximo ano, e servir de alerta para que não vire costume, como já virou para o timeco adversário.
Voltando a normalidade, vamos nos preparar para vencer a Copa do Brasil. Quem sabe uma final com o Grêmio para decidir quem é o maior vencedor da competição.
Temos o Campeonato Mineiro também no primeiro semestre, o Ruralito.
Nos últimos 10 vencemos 7 e o rivalino rosado só 2. Esse é o momento do ano deles, jogar uma final de Mineiro contra a gente, então a vitória vale pelo menos pra deixar as frangas loucas por mais um ano.
Pra terminar deixo uma mensagem para os rivais, tanto os locais quanto os nacionais:

Cruzeiro Esporte Clube,
desde 1921 batendo nas frangas,
desde 1921 na primeira divisão.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
O Pior Cenário Previsto [podcast #58]

sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Acaba domingo
Tanto campeão quanto rebaixados serão definidos nesse domingo.
Na parte de cima o Vasco não vence o Fluminense, e o Corinthians bate o Figueira, assim os gambas serão campeões. É verdade que isso é algo que eu não acho nem um pouco interessante, mas é o que deve acontecer.
Na parte de baixo dois resultados acabam com o campeonato. No primeiro o Mecão vence o Atlético do Paraná. O coelho mostra o melhor futebol de Minas, tem um ataque que normalmente não passa em branco e vai esculachar o Delegado que causou algumas confusões na sua curta passagem por Minas.
O outro resultado depende da Raposa. O Cruzeiro precisa vencer, algo difícil de acontecer, principalmente com o atual ataque do time. Minha aposta, Cruzeiro 1 x 0 com um gol de algum volante ou zagueiro e muitas defesas difíceis do Fábio para garantir a vitória. Lembraremos desse jogo como a batalha do PV.
Esses resultados rebaixam Atlético-PR e Ceará. A rodada final de clássicos não irá valer para nada, a não ser para uma possível vaga na Libertadores ou Sul-Americana.
Torcida não vai faltar e acredito que vontade dos jogadores também não. Mancini tem o time completo pela primeira vez e isso pode fazer a diferença no jogo mais importante do ano.
Espero então que o Cruzeiro dê adeus a um dos anos mais tristes de sua história. Em 2012 começa uma nova era, sem vendas de jogadores no meio da competição, sem trocas de treinadores e com muitas vitórias, como time sempre acostumado foi. Tudo bem que essa última parte aqui eu não sei bem se vai acontecer, é mais esperança do que aposta.
Mas o melhor é que os adversários podem voltar a pensar em seus times, pois ultimamente tenho ouvido mais torcedores de outros times falando do Cruzeiro do que os próprios cruzeirenses.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Na Sorte e na Raça
Podcast sobre o jogo da recuperação. O Cruzeiro mostrou a vontade e a raça que vinha faltando nos últimos jogos. Agora é só manter esse espírito que não vamos cair e ainda vamos passar as frangas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Cansado
To cansado viu galera!
Cansado de torcer pra um monte de timeco perder já que o Cruzeiro não vence.
Cansado de ver esses mesmos timecos virando jogos, ganhando com jogadores a menos, vencendo os lideres e o Cruzeiro nada.
Cansado de ver o Marquinhos Paraná não esticando a perna nem um pouquinho pra roubar a bola.
Cansado de ver o Roger falar, falar, falar (e como fala bem né) e não produzir nada em campo.
Casando de o Montillo tentando resolver sozinho e nessa ânsia cada vez errando mais jogadas.
Cansado das falhas da defesa.
Cansado de não ver a diretoria, ou melhor, cansado dessa diretoria omissa.
Cansado com a falta de um atacante decente. Como um clube do tamanho do Cruzeiro, 2 vezes campeão da América, 6 vezes campeão do Brasil não tem um atacante que preste.
Há uns dias atrás fiz um post sobre a matemática e o Júlio comentou que o Cruzeiro não caia. Ai vencemos o Dragão e eu achei que não cairia mesmo.Mas agora rapaz, a situação complicou. A raposa subiu no telhado, se vai sair de lá ou não eu já não tenho certeza.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
THE CREEPSHOW [podcast #56]
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Fabrício MITO
domingo, 23 de outubro de 2011
AO ATAQUE!

Ao ataque do Cruzeiro é dedicado esse texto.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Juampi

É difícil reunir em em algumas palavras o que Juan Pablo Sorín representou para a torcida Cruzeirense.
Primeiro, um jogador fantástico.
Com a bola no pé era sempre agressivo, habilidoso, surpreendente e contundente.
Sem a bola um marcador implacável, não tirava o pé em dividida nenhuma e para ele não havia bola perdida.
Não tinha posição fixa, pois seria um desperdício limitar o talento e a raça de Sorín a apenas uma parte do campo.
Não tinha vergonha em declarar seu amor pelo Cruzeiro, e o mais importante, demonstrava isso dentro e fora de campo.
Nunca desrespeitou nenhum jogador ou clube adversário, e por isso conquistou o respeito também dos rivais.
Foi o único jogador argentino aplaudido pela torcida brasileira após fazer um gol na nossa seleção.
Quando foi embora, em uma noite inesquecível no Mineirão, promoteu voltar.
Alguns o criticaram, pois estaria trocando o tal declamado amor a camisa por alguns Euros a mais. Sorín não estava traindo a raposa, só queria jogar com os melhores, colocar a prova o seu futebol, e os melhores infelizmente estão na Europa.
Como prometido voltou e fez uma grande festa de despedida, de dar inveja a ídolos de outros clubes.
Hoje vive no Brasil, é cidadão belo-horizontino e torcedor cruzeirense.
Porque falar que ama o clube, a cidade, a torcida é fácil. Mas são poucos que realmente colocam a prova esse amor como faz Sorín até hoje.
Foi um jogador fantástico e é sem dúvida um ídolo eterno da nação cruzeirense.
Que falta faz um jogador como ele em momentos como esse atual do Cruzeiro. Em que para vencer é preciso ter bola, mas é preciso também ter muita raça, um tanto bom de malandragem e vontade acima de tudo e de todos.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Matemática não prevista
dispensas + vendas + contusões e suspensões=fracasso e grupo reduzido
E agora para resolver essa conta, temos que fazer mais algumas.
Temos 12 jogos pela frente, são 36 pontos. Segundo os matemáticos de plantão 15 pontos são mais do que suficientes para fugir da zona, são 5 vitórias ou 41% de aproveitamento, pouco a mais do que os 37% atuais do time.
Dos 12 adversários, vamos enfrentar 7 adversários potencialmente diretos, que estão na zona ou andaram perambulando o Z4 durante todo o campeonato. Esses adversários são Gremio (F), Bahia (F), Atletico-GO (C), Avai (F), Atlético-PR (C), Ceará (F), Atletico-MG (C).
E mais 5 adversários que brigam na parte de cima da tabela por libertadores ou título: Internacional (C), Flamengo (F), Botafogo (F), Corinthians (C), São Paulo (C).
Solução

Podemos também beslicar fora, sem maiores problemas, os fracos Avai e Bahia. Ou seja, 8 jogos para vencer 5.
Ninguem poderia imaginar, nem nos piores sonhos da frangolada pateticana, que estaríamos fazendo essas contas no final do ano. Mas é hora de cair a ficha, assumir o situação e o risco para tentar sair dessa situação ridícula.
Vamos vencer os jogos e deixar essa zona para times que já estão acostumados com ela. E depois é só torcer para o ano acabar e esperar por conquistas e vitórias em 2012, quando estaremos de volta a Copa do Brasil, onde o Cruzeiro é o maior vencedor, e a Copa Sulamericana.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Mulherada de Azul e Branco

Há alguns meses a seleção feminina de futebol disputou mais uma copa do mundo da categoria.
Mesmo o Brasil tendo a Marta, o Pelé do futebol feminino escolhida melhor do mundo há 5 anos seguidos, o Brasil foi novamente eliminado.
Não adianta ter a melhor jogadora do mundo jogando sozinha.
O Brasil sofre com a falta de campeonatos estaduais e nacionais fortes, com a falta de times profissionais, com a falta de apoio do governo brasileiro e da CBF para que consiga revelar novas jogadoras.
Isso tudo seria muito simples de resolver. Hoje os clubes brasileiros adoram reclamar que pagam muitos impostos, e que precisam financiar dividas com esses impostos e outros tributos.
Um clube como o Cruzeiro tem uma estrutura completa. Campos, material esportivo, preparadores, dirigentes, patrocínios e milhares de torcedores apoiando. Para adicionar uma categoria feminina ao futebol do Cruzeiro o esforço não seria muito grande.
A solução é simples. A CBF entra com um campeonato nacional forte. O governo entra com um incentivo fiscal aos clubes que mantiverem um time profissional na modalidade feminina com um número mínimo de jogadoras ganhando pelo menos um valor minimo estipulado de salário. Como os clubes tem a estrutura pronta, os dirigentes vão ter que se preocupar somente em encontrar e custear essas atletas.
Por serem clubes grandes esse campeonato passaria a receber uma notoriedade midiatica quase que instantânea. As meninas passariam a procurar esses grandes clubes para jogar e os novos talentos seriam revelados naturalmente.
O futebol feminino ganha com novos talentos. O governo ganha formando as jovens brasileiras em novas atletas. A CBF ganha pois em breve terá o título mundial que falta para as meninas (só não sei bem se o Sr. Ricardão Teixeira quer isso realmente). E os clubes ganham o incentivo fiscal no inicio e em breve estarão lucrando com seus times femininos.
E se o futebol masculino só estiver dando tristezas como agora, por pior que seja o futebol das meninas, ainda vai ser muito melhor de assistir. Imagina que beleza seria a mulherada de azul e branco defendendo a raposa mais linda do mundo!
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Esse final de ano promete!

No meio a trinca Fabricio, Paraná e Henrique apresentava os melhores números, quase nenhuma derrota com os três em campo. E ai, o que fizeram? Venderam Henrique.
No ataque em quase todos os momentos um nome era certo, Thiago Ribeiro. Vendido também.
Nenhum desses jogadores é craque ou insubstituivel. Todos queriam sair e o Zezé já falou que é dificil manter os jogadores no Cruzeiro, que a concorrência é grande e os salários também.
Mas não tem como você vender jogadores titulares e esperar que o time não sinta isso dentro de campo. O entrosamento do time cruzeirense é uma piada.

Tudo bem Zezé, tá dificil de contratar, de manter jogadores, a grana fora do eixo Rio-São Paulo é pouca. Eu entendo o seu sofrimento presidente. Mas tem outros times que conseguem isso fora do eixo. O Inter por exemplo ainda não vendeu sua revelação Oscar e o seu matador Leandro Damião. Tudo bem que o exemplo é péssimo pois a campanha do Inter é fraca, mas tem elenco para uma campanha muito melhor.
E pra completar as briguinhas de ego entre jogadores que não estão rendendo nada voltaram. Por mim pode mandar Roger e Gilberto embora e encerra o assunto de uma vez.
Se prepare torcedor cruzeirense, pois esse final de ano promete!!!
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
The Perrellas [Podcast 55]

segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Ganhamos um Ponto

quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Atleticanos da Imprensa

Nessa semana que antecede o ex-clássico a galopress afia as garras e mostra toda sua parcialidade. Não se cansam de dizer que as equipes estão igualmente fracas, apesar do Cruzeiro estar 9 pontos a frente do galinho rosado. Falam muito de arbitragens e já vão pressionando para que "ninguém venha aqui roubar do galo".
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Estamos bem de ataque em!

WP voltou o mesmo. Na primeira bola que recebeu contra o Avaí foi dominar e a redonda bateu no joelho, depois bateu na barriga, ai ele tentou ajeitar e acabou saindo com bola e tudo. Na segunda bola ele jogou na frente demais, o zagueiro chegou e ele caiu e ainda fez falta.
Pontos Negativos: Ele faz mais faltas do que a maioria dos zagueiros e tem uma média de gols muito parecida as dos jogadores de defesa também.
Pontos Positivos: Tem pontos positivos sim, fazer gols no "clássico" inter-municipal entre a Raposa de Belo Horizonte e a Cocota de Vespasiano.
Minha sugestão: Só escalar o jogador em jogos com as frangas.
Anselmo Ramon
No primeiro jogo, na primeira bola, aquela contra o Palmeiras, já mostrou do que é capaz. Apesar dessa primeira jogada desastrosa tem feito seus gols.
Pontos Positivos: Tem um nome muito legal de personagem de novela mexicana, ANSELMO RAMON! E tem feito gols.
Pontos Negativos: Só tem feito seus gols quando recebe a bola já sem goleiro, sem zagueiro, só empurrando pro gol vazio.
OrtiGoza

O Coalhada já mostrou que tem habilidade, já fez gol por cobertura, gol com chute na gaveta e tudo mais. Mas costuma mostrar essa categoria somente contra adversários mais fracos.
Ponto Positivo: Lembra um grande personagem de Chico Anysio que por sinal também era jogador de futebol.
Ponto Negativo: Não é muito de carregar a bola, de arriscar chutes de longe e nem de conferir jogadas de cruzamento.
Sugestão: Precisa participar mais do jogo.
Thiago Ribeiro
Nunca foi craque, disso todo mundo sabe. Mesmo assim sempre foi o jogador que mais regulava.
Pontos positivos: Jogadinha de linha de fundo, sempre rápido com a bola ou cruzava pra alguém fazer na área ou trazia pro chute sempre forte de direita.
Pontos negativos: Machucou bastante durante a passagem aqui, isso atrapalhou muito ele.
Minha sugestão: Não vender o cara, mas agora é tarde né!
Sebá
Desses todos ai é o que mais merecria chances, pois é prata da casa e com certeza tem mais identificação com o time de que todos os outros. O Joel até começou a jogar com ele mais parou. Se é pra sofrer com esses estrangeiros ai, melhor apostar no que é cria nossa.
Pontos Positivos: Prata da casa, jogou muito bem nas categorias de base.
Pontos Negativos: Jogador da base é sempre o mesmo problema, se coloca pra jogar nessa fase ruim pode queimar o jogador. Se não coloca não sabemos do que ele é capaz.
Minha Sugestão: Coloca o jogador mesmo na fase ruim e dá uma sequência pra ele, é nessas horas que o cara tem que mostrar a que veio.
Farias

A contratação mais estranha do Cruzeiro nos últimos anos. Jogador caro que teve poucas chances em jogos de verdade. Pra mim ele e Anselmo Ramon são bem parecidos, dois empurradores de bola pras redes.
Pontos Positivos: É argentino.
Pontos Negativos: Aquele cabelinho emo é osso viu.
Minha Sugestão: Teria que dar mais chance até pelo valor da contratação. Agora o cara tá encostado é até pra vender é difícil.
Brandão, André Dias, Reis, etc
Todos no mesmo balaio. Inclusive o WP também estava nesse balaio e por isso foi embora no começo do ano. Jogadores que tiveram até algumas chances, mas não corresponderam.
Keirrison
Excelente contratação. A minha análise é simples, nenhum dos atacantes acima, na sua melhor fase em toda carreira jogaram tanto quanto o Keirrison em sua melhor fase. Simples assim, todos os outros jogadores teriam que render melhor do que já renderam em sua melhor fase em toda a vida para se comprarar ao Keirrison nos seus momentos de glória.
Ponto Positivo: Já mostrou que sabe e vive uma fase ruim.
Ponto Negativo: E se na verdade ele não é um craque em fase ruim, e sim um um jogador mediano que teve uma fase boa? Tomara que não né.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
O Papai do Fim de Semana

Com certeza o pai desse domingo dos pais foi um cruzeirense.
Mas não, o papai do fim de semana não foi o Papai Joel em sua primeira goleada no comando do Cruzeiro.
Nem o atacante Thiago Ribeiro, pai da Vitória, que voltou de contusão deixando o dele.
Ou nem mesmo o meia Montillo que superou junto com seu filho Santi uma barra pesada nos últimos meses e nesse final de semana marcou mais um pelo Brasileiro.
Não amigos, o papai do final de semana é Dudu. O futuro craque cruzeirense com apenas 19 anos já é pai de Cauê.
Ontem, no mundial sub-20, Dudu entrou no segundo tempo e mudou o ritmo do jogo. Na prorrogação marcou o gol que seria o da vitória contra os espanhóis. Mas a zaga brasileira deu uma boa dormida e 2 minutos depois a Espanha empatou.
Nos penaltis Dudu encerrou as cobranças deslocando o goleiro espanhol e guardando no cantinho o gol da classificação brasileira para as semi-finais do mundial.
Dudu com certeza foi "O Pai" desse domingo dos pais. Pena que nenhum programa esportivo lembrou desse detalhe.
Outro pai que deve estar feliz da vida foi o pai do Grabriel, goleiro também cruzeirense, que catou 2 penaltis nesse jogo. Joga muito esse Gabriel em.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
O fim de uma Era

Primeiramente, fica claro que o Perrella avisou que não se tentaria mais uma eleição para esfriar os ânimos da torcida.
Mesmo enferrujado ele é macaco velho e conhece muito bem a torcida, depois de mais de 15 anos comandando o clube.
A participação dos Perrellas no Cruzeiro que, portanto, chega ao fim, foi marcada por duas fases. Nos primeiros 9 anos de sua administração o Cruzeiro ganhou 9 títulos importantes (considerei títulos importantes tudo que fosse oficial e que não fosse estadual). Além disso o Cruzeiro ainda fez algumas finais de títulos que não levou.
Essa é lista dos mais importantes títulos de 1995 até 2003:
1996 - Copa do Brasil
1997 - Taça Libertadores
1998 - Finais da Mercosul, Copa do Brasil e Brasileiro. Venceu a Recopa Sulamericana
1999 - Venceu a Copa Centro Oeste
2000 - Venceu a Copa do Brasil e fez a final da Sul Minas
2001 - Levou a Sul Minas
2002 - Mais uma Sul Minas
2003 - Copa do Brasil e Brasileiro
De 2004 para frente a fase ficou negra. Depois de vencer pelo menos um titulo importante por ano e disputar varias finais o Cruzeiro ficou em branco.
A partir de 2008 o time volta a Libertadores e em 2009 disputa a final. Essa foi a única final de título importante disputada pelo clube desde de 2004 até hoje.
Em 2010 o time conquista o segundo lugar no Brasileiro, mas essa posição só foi conquistada na última rodada e durante o campeonato o time não esteve em nenhum momento em posição clara para conquista do título.
Se você pensar na média e dividir os títulos entre os anos de administração Perrella, o Cruzeiro comemorou um título importante a cada 2 anos. Uma média excelente.
Mas na prática esse buraco de 2004 para cá fez muita diferença. Enquanto o Cruzeiro passava em branco, nossos principais adversários trataram de ganhar títulos.
Títulos dos nossos grandes adversários de 2004 pra cá:
Flamengo - 1 Brasileiro e 1 Copa do Brasil
São Paulo - 1 Libertadores, 1 Mundial e 3 Brasileiros
Internacional - 2 Libertadores e 1 Mundial
Corinthians - 1 Brasileiro e 1 Copa do Brasil
Por isso Sr. Perrella, mesmo que a média do seu mandato seja excelente, esses 8 anos de vazio são realmente inaceitáveis. Não adianta também comparar com outros períodos sem títulos como a tenebrosa década de 80. O Cruzeiro está agora em outro patamar. O senhor mesmo colocou o Cruzeiro nesse patamar. E agora é sua obrigação e de todos os dirigentes que ainda virão, lutar com todas as forças para manter o Cruzeiro no lugar onde ele merece estar, que é entre os grandes clubes desse país.
domingo, 31 de julho de 2011
O pequeno GRANDE RESPONSÁVEL

Salve, salve China Azul!
Mais uma derrota. Mais uma aula de incompetência. Mais uma noite em que todos os nossos defeitos mostram-se visíveis e aparentemente sem solução.
O Botafogo foi superior. Pôs em prática de forma incontestável sua supeioridade técnica.
E olha que o time alvinegro nem de longe tem cara de campeão.
E o Perrela?! ELE NÃO ESTÁ NEM AÍ!!! A verdade é esta. Nua e crua!
Aonde chegaremos assim?? Como acreditar num futuro promissor com um presidente que mal sabe o que se passa dentro da Toca 2??
Estamos à beira do naufrário. À deriva vamos seguindo...
Aonde estão os reforços?? Aonde estão as explicações??
Em campo poucos mantém o seu futebol. Montillo é o retrato de uma situação preocupante.
Apenas ele e mais uns poucos se esforçam satisfatoriamente. O restante é o espelho de nosso presidente, apáticos e sem resosta.
O time é carente em vários setores, não apenas nas laterais (quem dera se fosse só isso...).
Conversando com alguns amigos cruzeirenses, fica claro que é unânime a insatisfação da grande maioria em relação ao ''trabalho'' do Zezé Perrela.
Pior do que isso, o cara não demonstra reação alguma. Será que ele acredita mesmo ser normal tudo isso que estamos passando?? Parece que sim.
Sei que não podemos culpá-lo de tudo; responsabilizá-lo, porém, sim. Afinal de contas, a busca pelas soluções é a parte que o cabe.
E começa pelo óbvio: PENSANDO GRANDE.
Isto ele não tem feito. Ao contrário, vem nos colocando em pé de igualdade com times como Goiás, Portuguesa, Gaylo e outros.
Aonde está aquele presidente que em outros tempos tirou grandes nomes de grandes clubes, como Maldonado do São Paulo, Deivid do Corinthians, Maurinho do Santos, Luxemburgo do Palmeiras, Alex...
Ele pensava grande, de acordo com a importância e a grandeza que temos e sempre tivemos.
E é exatamente isso o que não temos visto mais. Grave, não?!
Hoje o clube mais parece uma ponte para os clubes do eixo. Nem vitrine somos mais.
De uns tempos pra cá, jogador nosso tem que sair se quiser chegar ao futebol europeu.
Jonathan é a prova mais recente. E o Henrique pode ser o próximo.
Já as parcerias...estas, graças a sei lá o quê, trabalham a favor só dos outros. Alguém entende o que está acontecendo?? A Atleticanização do nosso Cruzeiro é iminente. Infelizmente...
ACORDA, PERRELA!
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Quem diria em Joel

E não é que Joel Santana resolveu se mostrar um tremendo de um estrategista.
Todo mundo tá vendo que o jogo do Corinthians se baseia em manter uma defesa bem postada e sair na correria para o contra-ataque.
Os gambas tomaram apenas 5 gols nesse campeonato, e só tomou um gol de cada adversário que marcou contra eles.
Contra o Inter o Corinthians em casa esperou os gaúchos o tempo todo. Até que encaixou um contra-ataque com 4 contra 3 e na correria marcou. Depois disso foi só bola pro mato e o 1 x 0 foi novamente uma goleada.
Joel resolveu jogar igual aos paulistas. Deixar a defesa sempre montada e sair na boa no contra-ataque.
A estratégia deu muito certo. E digo mais, foi muito mais tranquilo assistir o Cruzeiro contra o Corinthians do que contra o Bahia por exemplo.
Mesmo com um time muito defensivo e sofrendo pressão o tempo todo, como a galera falou na edição da rádio dessa semana o jogo com o Corinthians parecia estar sempre controlado. Diferente do que foi contra o Bahia lá na Arena onde o Cruzeiro procurava sempre o ataque mas os contra-ataques comandados pelo Jobson sempre provocavam um "Deus nos Acuda" na defesa azul.
Organizar a defesa é ponto primordial para se dar bem nesse brasileiro, e o Joel parece estar trabalhando justamente nisso.
Hoje temos mais um jogo de muita estratégia para o Joel mostrar seus conhecimentos. Apesar da péssima campanha o Atlético vendeu caro todas as suas derrotas e empates.
Se fosse eu, mandava um time bem equilibrado, nada de dois meias ofensivos ou três atacantes. Três volantes tá bom demais, e os meias ofensivos e atacantes ficam como opções para o decorrer do jogo.
Meu palpite, mais uma goleada azul, 1x0 gol de Montillo, e de Penalti ainda.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
AAAH, Wallyson!

sexta-feira, 15 de julho de 2011
Outros tempos

Lembro de um tempo em que os jogadores saiam do Cruzeiro de duas formas apenas. Ou dispensados por deficiência técnica, problemas com diretoria, treinador, ou coisa do tipo. Ou vendidos e muito bem vendidos para Europa, Ásia, etc. Craques e jogadores em evidência então eram sempre vendidos por milhões.
Agora Henrique se vai para um outro clube brasileiro. Desfalca a raposa e reforça um adversário direto.
Será que o Cruzeiro e sua diretoria, sempre astuta nas compras e vendas, realmente perderam a mão.
O Cruzeiro não é mais aquela vitrine de antigamente?
E o que falar desse nosso parceiro em? O dono do banco é pateticano assumido e já até dirigiu as frangas vespasianas. Ele traz reforços caros para todos os times menos pra raposa. E pra fechar, a marca fica tão feia no nosso uniforme que muitos cruzeirenses esperam sair os uniformes alternativos e retrô para comprar sem o horroroso símbolo laranja.
Estamos mal de diretores? Mal de parceiros? Ou simplesmente estamos vivendo outros tempos onde não somos mais aquela vitrine que costumavamos se?
Não deixe de seguir a Rádio Raposa
Criticas, sugestões, elogios ou perguntas? Mande um email para radioraposa@gmail.com que a gente responde.
Entre e acompanhe a comunidade da Rádio Raposa no Orkut.
Siga a Rádio Raposa no Twitter e fique por dentro das novidades do blog e do lançamento dos podcasts.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Uma vitória de Campeão Brasileiro

Antes de mais nada já queria deixar claro que não estou dizendo que o time está pronto, que agora é ir rumo ao título ou que "o campeão voltou". Inclusive eu tenho uma raiva desse grito de campeão voltou. Todas as torcidas cantam, até as que não ganham nada de ninguém nunca, mas isso é outro assunto.
Voltando ao jogo, quando a partida se encaminhava para o final e o time vencia por 1 x 0 pra mim já era o bastante, já era uma vitória de Campeão Brasileiro.
Isso porque os 3 últimos campeões brasileiros, Fluminense, Flamengo e São Paulo fizeram diversos jogos similares a esse do Cruzeiro.
Saiam na frente e depois fechavam o time. Primeiro defende e depois ataca. 1 x 0 é goleada.
Ano passado o Fluminense no Rio jogou assim contra o Cruzeiro.
O Flu bem fechado e o Cruzeiro batendo, batendo, até que em um lance de escanteio pro Fluminense, Leandro Euzébio subiu sozinho e marcou.
Foi um lance inclusive muito parecido com esse do Leandro Guerreiro contra o Vasco.
Com 1 x 0, o Fluminense do Muricy foi pra defesa e levou os três pontos no jogo que por que não, pode ser considerado o do título.
Alguns companheiros da Rádio Raposa concordam comigo, que esse negócio de jogar bonito mas não ganhar título não serve pra nada.
E eu seria muito feliz sendo campeão todo ano com o Muricy, enchendo a defesa de zagueiros, e dando chutões pra cima a todo momento pra garantir a vitória apertada.
Então o Cruzeiro se acertou? Achou o caminho?
Claro que não. Os gols que o Chico Bento (Éder Luis) perdeu foram brincadeira. Cruzeiro contou com a sorte e com a incompetência do Vasco para garantir a vitória.
Por outro lado temos que considerar que alguns jogadores entraram sem ritmo como Vitor e Naldo, Thiago Ribeiro e até o Diego Renan no seu 2o. jogo depois da volta.
Está claro que ainda falta entrosamento e ritmo para esses jogadores.
Pontos positivos
Pra mim o ponto principal do Cruzeiro nesse jogo foi parar com as improvisações.
Parana é volante e tem que jogar como tal.
O lateral é o Vitor então ele que jogue.
E nada de colocar o Guerreiro como zagueiro, se tem o Naldo ai pra isso.
E agora, voltando atrás no que eu defendia, se o Gilberto não quiser jogar na lateral, que fique no banco esperando uma vaga no meio. E se não gostar que saia.
Como o fanfarrão do Joel já falou, agora o bicho vai pegar. É faca na caveira, e quem não tiver feliz é só pedir pra sair.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Papai Joel

Eu estou do lado da torcida que não estava muito feliz com a ideia de trazer Joel Santana.
Não acompanho tanto o trabalho dele, mas ele me passa a impressão de ser um treinador antiquado e até meio ultrapassado.
E todo esse lado muito fanfarrão dele também não me agrada. Dá impressão que quando o bicho apertar ele vai tentar fazer uma das suas piadinhas pra desviar a atenção das falhas dele ou do time.
Por outro lado
A situação de Cuca estava realmente complicada e ele com certeza se sentiu envergonhado pelo declínio repentino do time e por não conseguir sequer esboçar uma reação nos últimos 4 jogos.
Além disso o mercado não parece estar muito bom para contratação de treinadores. Parados tínhamos Joel e Celso Roth certo? Em queda temos Adilson Vamos Aguardar Batista.
E pronto para mudar de time sempre temos o PC Gusmão.
Ou seja, já que Cuca pediu pra sair, e dentro dessa limitada lista, Joel com certeza é a melhor a opção.
Ainda sobre o Cuca
O principal problema do Cuca pra mim foi mais uma questão extra campo.
Já ouvi jornalistas falando que quando o time começa a perder ou jogar mau, Cuca transparece um nervosismo latente no banco de reservas.
Além disso, ele carrega esse estigma de derrotado, que com certeza prejudica bastante o trabalho dele.
LeVice Culpi em seus tempos de glória no futebol brasileiro e recentemente Celso Roth sabem muito bem o que é ser marcado como um treinador que chega mas sempre perde no final.
Acho também que isso tudo é meio injustiça da imprensa e dos torcedores, ou alguém esquece aquela virada sensacional do Cruzeiro do Levi em cima do Palmeiras do Profexor na Copa do Brasil de 1996?
Em resumo
Joel traz uma personalidade e um carisma que Cuca não tem e que em alguns momentos fazem falta.
Além disso Joel tem um currículo vencedor, com títulos importantes na bagagem.
Por outro lado acredito que o Cuca está mais preparado para montar o time, criar variações de jogada, trabalhar movimentação tática e tudo mais.
Mas pra dizer a verdade não sei se foi um erro trazer o Joel e também não tenho a menor ideia se vai dar certo ou não.
A única coisa que eu tenho certeza é que o Coritiba vai vir com tudo e vai ser mais um jogo muito difícil.
terça-feira, 14 de junho de 2011
A Sorte Está Virando

Alguma equipe de cientistas, desses renomados no mundo inteiro, devia se juntar para estudar "a sorte" no futebol.
domingo, 5 de junho de 2011
Ainda Somos Superiores!(?) [PODCAST #52]

quarta-feira, 1 de junho de 2011
Hora de Decidir

Depois de duas rodadas complicadas, o Cruzeiro chega à terceira rodada do Brasileiro sem ainda ter vencido na competição. Com alguns desfalques e uma posição desconfortável na tabela o momento é de decisão.
Entre os jogadores, acho interessante destacar esse momento para o Goleiro Rafael. Sempre na sombra de da muralha azul Fábio, o jovem goleiro ainda não fez jogos com uma carga maior de responsabilidade e pressão. Caso o Fábio vá pra Copa América ele precisa estar preparado, e agora é hora de mostrar isso, em um jogo importante e em um momento complicado para o time.
Gaylopress de volta à ativa
Os torcedores pateticanos, disfarçados de jornalistas, que andavam calados depois da derrota no estadual já voltaram a proferir besteiras. A palavra da vez agora é que o Cruzeiro depois de duas rodadas em um campeonato de 38 já deu adeus ao título. Brincadeira né.
Em 2009 aquele time do flamengo que era no máximo mediano, foi campeão começando o Brasileiro exatamente como o Cruzeiro agora. Eles perderam pra gente na primeira rodada no Mineirão e empataram em casa na segunda. Foram vencer somente o terceiro jogo que fizeram fora de casa, mesmo caso do Cruzeiro se vencer o Fluminense no Engenhão.
Além disso o Flamengo só entrou no G4 faltando 6 rodadas pro fim do campeonato, e só assumiu a liderança ha duas rodadas do fim. Ou seja, tem muita água pra rolar debaixo dessa ponte.
Calma e confiança
Tendo como exemplo esse Flamengo de 2009 e confiando no bom trabalho do Cuca, tanto no ano passado como na primeira fase da libertadores desse ano, temos que ter calma e confiar um pouco mais no time.
Os dois tropeços foram circunstanciais e ainda tem muita coisa para acontecer. Teremos Copa América, janela de transferências, contusões, jogadores insatisfeitos e brigões e tudo isso pode e deve mexer muito com todos os times.
O Cuca precisa enxergar o Brasileiro como um todo e planejar as mudanças e a estruturação do time já prevendo esses percalços. Acredito que pela rodagem do nosso treinador ele já está com tudo isso traçado. Além disso, ele me parece também estar mordido com as constantes criticas da imprensa contra ele e vai querer buscar esse título a qualquer custo.
Siga a rádio raposa
Criticas, sugestões, elogios ou perguntas? Mande um email para radioraposa@gmail.com que a gente responde.
Entre e acompanhe a comunidade da Rádio Raposa no Orkut.
Siga a Rádio Raposa no Twitter e fique por dentro das novidades do blog e do lançamento dos podcasts.
E se você que curte o Fantasy Game Cartola FC, procure lá a liga "Rádio Raposa", porque já estamos lá também.